Desfralde - Como foi? Quando foi?

Minha experiencia...


Oi Oi Mãezinhas!! Tudo bem com vocês?


Vou compartilhar com vocês como foi a nossa experiencia (eu, papai e Helena), pois acredito que possa te encorajar a continuar tentando, porque sei que, na maioria das vezes, não é fácil.


Vamos lá...

Primeiro de tudo, precisamos entender que não existe uma idade "certa" ou ideal para começar a tirar a fraldinha da criança, mas a maioria começa a ficar digamos que pronta - em termos físicos e cognitivos - (acho chique esses termos kkk) mais ou menos por volta dos 2 anos de idade (embora algumas só estejam realmente preparadas bem depois de completar 3 anos).


No nosso caso demos inicio ao desfralde da Helena, quando ela completou 2 anos mas sempre respeitando seus limites e tempo.


Como todo inicio de um novo ciclo / experiencia não foi fácil, o primeiro xixi no piniquinho foi uma festa só por aqui rs...Mas o tal do N°2 💩, aí é que foi difícil.


Helena tinha pavor de ter que sentar no piniquinho para fazer xixi ou cocô, tivemos que ir trabalhando esse "medo" aos poucos com ela. Tentamos de diversas técnicas anunciadas pela internet, mas o mais simples e básico foi o que deu certo.


Observamos que ela se desesperava cada vez que tinha vontade de fazer xixi ou cocô e isso era nítido no rosto dela, então começamos a tentar uma coisa de cada vez, até que ela se adaptasse e se sentisse a vontade para ir sozinha ao pinico.

Toda vez que percebíamos que ela queria fazer xixi, colocávamos o pinico ao lado dela e tentávamos convence-la de que seria legal e divertido (na maioria das vezes dava certo), assim que ela se sentava no pinico nós a distraiamos cantando, SIM CANTANDO, dessa forma ela se distraia e acabava esquecendo que estava fazendo algo novo.


Foram umas 2 ou 3 semanas de madrugadas com xixi na cama (ela ainda não segurava o xixi enquanto dormia), vários banhos ao longo do dia (pois nem sempre ela avisava que queria fazer xixi ou se negava a fazer, e por fim fazia na roupa)...

Até que num belo dia, ela não fazia mais xixi na cama e nem na roupa.OH GLÓRIA!!🙌

Durante essa fase de adaptação do xixi no pinico, fomos tentando colocar o "n°2" na jogada rs. Nas primeiras tentativas ela chorava, levantava e saia andando. Tentamos até no vaso sanitário (que ela odiou), mas também não adiantou. Lembramos da solução da primeira vez (cantar para estimular) e PAAAH...deu certo!

E olha só, em 1 mês e meio a Helena estava desfraldada durante o dia, eu ainda colocava fraldas para dormir, mas percebi que as fraldas começaram a amanhecer secas e logo quando ela acordava corria para o pinico para fazer. E de lá pra cá foi sucesso, zero fraldinhas.


Essa foi a nossa experiencia com o Desfralde, as vezes estressante, mas digamos que foi simples e rápida. Mas conheço mamães que sofrem bastante nessa fase que as vezes chega a durar 1 ano e acabam sendo vencidas pelo cansaço.

O que tenho a dizer a essas mamães é CALMA, VAI DAR CERTO!! Não desistam e tenham paciência.

Para que o desfralde seja uma lembrança boa ao pais e a criança, tenho uma listinha de coisas 
NÃO FAZER durante esse período de mudança:


❌NÃO COMECE ANTES DO TEMPO - Isso pode prolongar ainda mais o processo do Desfralde e gerar mais desgaste aos pais e a criança. 

❌NÃO COMECE POR UM MOTIVO OU ALGUÉM - Usar a chegada de um irmãozinho ou algo assim como motivo para iniciar o processo pode na verdade pressionar a criança
.
❌NÃO FORCE A BARRA - Tudo tem que fluir no tempo da criança, e não no tempo dos pais que muitas vezes estão ansiosos para que acabe logo. 
 
❌NÃO CASTIGUE OU BRIGUE PELAS "ESCAPULIDAS" DE MADRUGADA - O xixi na madrugada, no inicio do processo de desfralde, é super normal. Castigar a criança por algo que ela não tem controle não irá resolver. Muito pelo contrario. 
 
❌NÃO ESCUTE OS PALPITEIROS - Faça da forma que achar melhor e mais confortável possível. Pessoas para dar pitaco irão brotar até da terra. Faça o que o seu coração de mãe ou pai mandar.

Vale lembrar que todo APOIO e AJUDA são validos, pois será um processo totalmente novo para a criança e também para as mamães. Não esqueçam de avisar a Escolinha de que deu incio ao Desfralde, a parceria da Escola é super útil.💜


É isso Mãezinhas, espero que tenham gostado e ajudado de alguma forma.

(Desculpe por ser tão extenso.)


Se quiserem compartilhar como foi sua experiencia, deixe um comentário.

beijos da Mamy 😘

Comentários

Postagens mais visitadas